cagando sangue oq pode ser

O seu intestino funciona normalmente? Ou você tem percebido alguma mudança nos últimos tempos? Já percebeu a presença de sangue nas fezes? Nesse caso, é importante procurar um médico para avaliar se esse sangue é sinal de hemorroida, fissura anal ou até uma doença mais grave, como o câncer colorretal, como explicaram os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Marcelo Averbach.É preciso avaliar ainda se o paciente sente dor ao ir ao banheiro, se o sangue pinga no vaso ou molha o papel. Se a resposta for positiva, pode ser que seja hemorroida ou fissura anal; mas se a resposta for negativa, pode ser um sinal de câncer ou outro tipo de doença mais importante.

A tonalidade e a cor do sangue, que pode variar de vermelho mais claro até quase preto, pode também ser um indicativo. Quando o problema acontece em uma parte mais alta do corpo, como uma úlcera, por exemplo, o sangue fica mais escuro, é digerido e sai junto com as fezes; mas se o sangue está na parte final do intestino, como no caso de câncer ou fissura anal, ele pode vir mais claro porque não foi digerido.

cachorro cagando mole e com sangue

Existem casos em que o sangue fica escondido no meio das fezes e o paciente pode não perceber – por isso, a recomendação do Instituto Nacional do Câncer é que pacientes sem fatores de risco e com mais de 50 anos façam anualmente o exame de sangue oculto nas fezes e, caso seja detectado, os médicos pedem a colonoscopia para ver o intestino por dentro.

Dessa maneira, é possível fazer o diagnóstico precoce da doença. Pessoas com idade avançada, casos de câncer na família ou síndromes hereditárias de intestino devem se preocupar um pouco mais já que o risco é maior.

Além da ingestão de água, para o intestino funcionar melhor, é importante ainda consumir alimentos ricos em fibras e também usar um apoio, como um banquinho, na hora de sentar no vaso, como explicou o cirurgião Fábio Atui. Se nada disso funcionar e o intestino continuar preso, é preciso procurar a ajuda de um médico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *